terça-feira, 15 de outubro de 2013

Uma Lição de Discriminação

Documentário tocante e reflexivo feito no primário de uma escola na França. A pesquisa demostra como a discriminação pode ser absorvida rapidamente quando ensinada. Por meio desta experiência, as crianças sentiram na pele o que é ser discriminado e o que é discriminar, transformando essa atitude numa lembrança repulsaria e traumatizante.

Pais, professores, familiares, amigos, cuidado com o que nós estamos transmitindo para nossas crianças. Deixai elas amando e acreditando uns nos outros, livres de preconceitos raciais, sexuais, cores, profissões, religiões etc. ... LIVRES!
Conduza os pequenos para o bem e para o amor, e os deixemos livres de nossos medos e  imperfeições.

A partir dessa reflexão, faço minhas as palavras de Nelson Mandela:
" Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."










quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Acabei de participar de uma palestra bem interessante realizada na Câmara Municipal de Campinas ministrada pela doutoranda em educação Ana Lucia Goulart Faria (Unicamp) e a Mestranda em educação Sylvie Bonifácio Klein, promovida pelo vereador Paulo Búfalo.

E gostaria de enfatizar a importância da participação dos pedagogos e principalmente da SOCIEDADE, nas políticas públicas, dos que ocupam o "status quo" do nosso país .
A cada palestra, seminário, curso, relacionado a educação, que eu participo, vejo o quanto estamos negligentes e vulneráveis a nossos governantes. A cada dia surgem leis conflituosas, alterações na LDB (Lei de Diretrizes e Bases),entre outros prejudicando ainda mais nossa educação, nosso país.
Como exemplo, pra quem não sabe, está para ser aprovada uma lei, onde não será mais necessário ser graduada em Pedagogia para lecionar crianças de 0 a 3 anos (EDUCAÇÃO INFANTIL), ou seja, muitos profissionais da educação perderão empregos, haverá menos (ainda) professores graduados e as nossas crianças serão "observadas" por cuidadoras e não por educadores . 

Essa é apenas UMA das ABSURDAS leis que estão para ser aprovadas, outras, devido a nossa omissão e desinteresse, já estão em vigor.

E eu pergunto, até quando vamos viver nessa zona de conforto , sem questionar, sem nos aperfeiçoar, sem refletir e nos interessar com o que está acontecendo no nosso redor?
É sério! Até quando?